CASO DE SUCESSO - APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS
A Fundação S. João de Deus, com a ajuda dos seus benfeitores e fiel ao seu lema de serviço à Hospitalidade “pelas pessoas de alma e coração” abraçou esta causa de apoio aos nossos bombeiros, de quem S. João de Deus é patrono e protetor. Por isso a nossa responsabilidade para com todos os bombeiros é ainda maior, mas em especial para com os que sofrem. Contámos com € 1.838,55 que confiámos à Associação Amigos dos Queimados, que por sua vez, dada a sua vasta experiência no apoio a todos os que sofrem queimaduras graves, vão ajudar a garantir a melhor recuperação daqueles que assumem a disputa corpo a corpo com as chamas para que todos nós estejamos em segurança. Em nome dos nossos bombeiros que irão receber este apoio, o nosso sincero agradecimento a si, por se ter juntado a nós nesta causa.
Os incêndios que assolaram o nosso país no ano passado, não deixaram ninguém indiferente. Aos portugueses e além fronteiras, foram chegando imagens do desespero, lágrimas, tristeza, perda e sensação de impotência, acompanhadas por cenários de horror em chamas.
ÂMBITO DA CAMPANHA
Para permitir o apoio inicial necessário aos nossos bombeiros que sofreram, no trágico ano passado, as marcas dos incêndios no corpo são precisos cerca de € 1.800. Este valor será canalizado para o terreno, junto daqueles que sofrem atualmente e ainda com as maselas das graves queimaduras. Precisamos de cuidar dos nossos bombeiros, após um verão trágico em 2017, que se apoderou de vidas humanas, de animais, de héctares de terrenos e floresta portuguesa.
A Ordem Hospitaleira dos Irmãos de S. João de Deus opera sob o lema do seu fundador e santo português – São João de Deus. Como tal e sendo este patrono dos enfermos, enfermeiros, bombeiros e hospitais só faz sentido se mantivermos presente a hospitalidade do nosso precursor.
Quando em 1549, um ano antes da sua morte, soou o alarme na cidade de Granada de que o Hospital Real estava a arder, o seu desejo impulsivo de ajudar salvou muitos doentes que ali estavam hospitalizados. Deixou imediatamente os seus afazeres, e ao chegar constatou que a as pessoas nada faziam perante a imensidão das chamas que consumiam o Hospital. No desepero entrou no edificio em chams e ajudou os doentes a sair. Não satisfeito, e com todos a salvo, começou a atirar cobertores, lençóis e colchões pelas janelas. Bem sabia a importância de preserver estes equipamentos. Conseguiu salvar muitas coisas, mas acabou por cair do telhado em chamas. Todos pensaram que teriam perdido o seu herói, até que João de Deus apareceu miraculosamente de entre o fumo. (Por esta razão, São João de Deus é o Santo Padroeiro dos bombeiros).
A Fundação S. João de Deus faz parte da Aliança S. João de Deus para a angariação de fundos (St. John of God Fundraising Alliance) e por isso apoiamos causas que nos chegam de todos os cantos do planeta. Cabe a todos apoiar cada um, pois só unidos podemos fazer a diferença em cada um desses pontos do globo. Ajude a “fazer o bem, bem feito”.