EQUIPA DE GOLFE S. JOÃO DE DEUS | SAINT JOHN OF GOD GOLF TEAM

A Equipa de Golfe S. João de Deus é uma iniciativa da Fundação S. João de Deus (FSJD) que visa a integração de pessoas com doença mental na prática regular da modalidade de golfe desde os primeiros passos formativos até à obtenção e uso de pleno direito de credenciação oficial na federação portuguesa de golfe.

Esta Equipa de Golfe é constituída por diversas pessoas interessadas neste tema da luta contra o estigma, mas especialmente por pessoas com doença mental não incapacitante, residente nas Casas de Saúde da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, e por voluntários praticantes da modalidade que abraçaram este projecto.  No actual momento esta iniciativa tem 3 equipas nas cidades de Lisboa, Funchal e Braga.

O treino das equipas é possível graças ao apoio dado, através da cedência do espaço e material necessário à prática da modalidade, pela Federação Portuguesa de Golfe (Campo de Golfe do CNF do Jamor), o Clube de Golfe do Palheiro (Funchal) e o Clube Golfe Braga.

A prática de golfe no contexto de saúde mental tornou-se no mote que junta em parceria não só as instituições acima referidas, mas também usufrui do apoio da Federação Portuguesa de Golfe e de diversos patrocinadores como a Shamir, a Liberty Seguros e a Nevada Bob’s que desde a primeira hora se associaram a esta causa.

Investigação salienta as vantagens do Golfe na Saúde Mental

 

Um estudo da Universidade de Edimburgo considera o golfe como um dos melhores desportos para a promoção da saúde em especial da saúde mental e para qualquer idade. A prática deste desporto promove ainda interações sociais positivas cruciais para a melhoria de problemas do foro mental e estão também provados os seus benefícios na melhoria da autoestima e na redução de stress.

O golfe exige uma técnica apurada e treino constantes, mas para que a bola caia no buraco é necessário foco e concentração o que significa que mais dificilmente o praticante de golfe se dispersará por pensamentos negativos e stressantes.

O envolvimento crescente de pessoas com patologia de saúde mental na prática deste desporto, oriundas de classes e estratos sociais diversos, tem permitido uma forte abertura e interesse na divulgação das boas práticas de saúde mental junto dos sócios destes clubes, originando uma maior aceitação das perturbações pelos participantes presentes (com patologias não diagnosticadas)

5º TORNEIO SOLIDÁRIO / FUNCHAL