Os Caminhos por Vila Nova de Gaia

30 Março, 2017 | Porto

Falar sobre doença mental assusta, é território desconhecido, sendo esta, na grande maioria das vezes, encarada como algo que “só acontece aos outros”.

Inutilidade, inatividade, fraqueza, agressividade são conceitos atribuídos a pessoas com doença mental, provenientes, essencialmente, do desconhecimento, que leva a que as mesmas sejam encaradas como inconvenientes e inaptas para viver em sociedade. Ninguém está imune ao desenvolvimento de uma doença mental. Não acontece aos fracos, aos inábeis. Pode acontecer a todos. Não é por uma pessoa ter uma doença mental que é menos digna, ou menos merecedora de desfrutar de uma vida prazerosa. Há que respeitá-la, como a qualquer outra e, devido aos efeitos da patologia, quando a mesma não consegue zelar pela sua dignidade, há que zelar por ela e acolhe-la em hospitalidade. É este o caminho iniciado há mais de 500 anos por S. João de Deus, e que é todos os dias continuado pelos Irmãos, colaboradores e voluntários da Ordem Hospitaleira dos Irmãos de S. João de Deus.

Em Vila Nova de Gaia estamos a promover ações de sensibilização centradas no combate ao estigma em saúde mental.

Estamos a ir a Escolas e já temos agendada uma ação de sensibilização com Professores e caminho aberto para fazer o mesmo com os jovens. Estamos a ir a Lares, Centros de Dia e Convívio, Paróquias, Juntas de Freguesia. O objetivo é promover a discussão, a reflexão sobre a saúde e a doença mental. Falar para humanizar. Falar para entender. Falar para acolher. Falar para semear a hospitalidade de modo a que a mesma possa ser praticada todos os dias e permita que estejamos mais atentos aos outros, em concreto à pessoa com doença mental, e a saibamos ouvir, acolher, sem paternalismo, condescendência ou reprovação.

Dia 8 de março, dia de S. João de Deus, estaremos presentes de manhã, às 9 horas, na Igreja de Santo Ovídio (Vila Nova de Gaia) onde iremos falar, antes da homilia, sobre este Santo português e o seu percurso de amor e dedicação ao próximo. Neste mesmo dia estaremos, pelas 19h, na Igreja de São Cosme (Gondomar), a falar sobre S. João de Deus com um grupo de Jovens da Juventude Hospitaleira que darão o seu testemunho acerca de como é seguir o caminho da hospitalidade.

Publicações Relacionadas

Posted by admin | 15 Abril 2017
Cada vez mais a investigação indica que os problemas de saúde mental representam um grave problema de saúde pública acarretando uma série de consequências diretas e indiretas. Tendo em consideração…
44 LikesComentários fechados em Os primeiros passos da Fundação S. João de Deus na Invicta