“O chá quando bem feito conquista o paladar e  a espiritualidade”

17 Março, 2017 | Lisboa

As tardes estão diferentes na Fundação S. João de Deus. Uma vez por mês estamos a organizar um encontro marcado sempre para as 16h, num restaurante amigo de S. João de Deus, onde convidamos os nossos benfeitores, os nossos utentes, os nossos amigos a estarem e a serem.

E os amigos têm trazido outros. Que nos falam das suas alegrias, das suas viagens, que partilham rotinas. Também falam, menos, da solidão que sentem. Ser idoso numa cidade como Lisboa pode ser sinónimo de viver sozinho no meio de muita gente. É o caso de “Maria”, que perdeu a sua irmã, a sua companheira de conversas intermináveis e que se emociona quando se recorda. É a primeira vez que vem a um evento da Fundação S. João de Deus e, no final da tarde, diz ter ficado surpreendida com a diversidade e boa disposição das pessoas que se sentaram ao seu lado e pela energia positiva dos colaboradores e voluntários que nesse dia estiveram, de alma e coração, a servir.

E é isto o Chá da Hospitalidade. Entre chás e scones e bolos caseiros, cozinhados pelas mãos da Marinalva e da Carmen, que já abraçaram e vivem o espírito hospitaleiro de S. João de Deus, as pessoas vão partilhando conversas, vão sorrindo, vão aproveitando o momento único de estar com o outro, de forma mais descontraída, mas sempre comprometidas com a causa da saúde mental.

Neste dia, tivemos o privilégio de ouvir tocar violino pela mão de Valentim Vidal Mascarenhas. Um amador, como o próprio se apelida e que aprendeu a tocar o instrumento com o tio, em Goa, quando ainda era um menino. Em Portugal, desde 1977 e agora com os seus 84 anos, surpreendeu-nos com algumas músicas clássicas; entre acordes e algumas dissonâncias, este mês já tocou com a Academia de Música de Odivelas, no Casino de Lisboa.

O Chá da Hospitalidade pretende animar as pessoas, dar ânimo, dar vida, pela saúde mental de todos e todas!

Publicações Relacionadas

Posted by admin | 25 Outubro 2017
Portugal está a envelhecer. De acordo com os censos de 2011, 19 por cento da população portuguesa tem mais de 65 anos. Em março de 2017 uma projeção do Instituto…
66 LikesComentários fechados em Academia da Memória chega a Lisboa!
Posted by admin | 18 Outubro 2017
No Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, andámos na rua. Será que o mundo anda bem? O que podemos fazer para ajudar quem sofre de problemas de saúde…
70 LikesComentários fechados em Dia Mundial da Saúde Mental 2017
Posted by admin | 13 Setembro 2017
Todos os meses há espaço e tempo para exercitar a memória e estimular as funções cognitivas de todos aqueles que se querem juntar a nós. Basta estar atento à nossa…
65 LikesComentários fechados em Aqui damos corda à memória