CuiDando em Barcelos

Quem cuida precisa de quem cuide.
€3.224 Angariados
1 Donors
Campanha Terminada

Cuidar é um trabalho a tempo inteiro. Sem fins-de-semana, feriados ou férias. É, por isso, necessário apoiar e aliviar as famílias com visitas regulares de profissionais de saúde que sejam uma verdadeira ajuda, que acompanhem e aconselhem a família, que ajudem a pessoa com doença mental a sentir-se bem em sua casa, junto dos seus.

O que podemos fazer?

A Casa de Saúde S. João de Deus, em Barcelos, criou o CuiDando. As intervenções já ultrapassam o milhar. A visita é feita por enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiatria, assistente social, psicóloga, empregados auxiliares e médico psiquiatra que procuram sinais de dificuldades na família, ajudam a resolver os problemas mais difíceis e contribuem para que o ambiente e harmonia na família possa ser uma realidade diária. Queremos que o projeto chegue a mais pessoas em Barcelos e noutras cidades do país onde este apoio é escasso, mas tão necessário.

Como pode ajudar?

O seu contributo permite que mais famílias tenham acesso a esta prestação de cuidados tão importante não só para a aprendizagem correcta do cuidar, mas também para o alívio de quem cuida. Ajude em quanto puder e saiba que a cada 40 Euros que recebermos será possível garantir uma visita terapêutica a uma família.

Porquê esta causa?

Apoiar os projetos das casas de saúde do Instituto S. João de Deus é um dos nossos principais objetivos e propósitos. Ainda mais quando os projetos em questão fazem todo o sentido na e para e comunidade. O projeto CuiDando consiste numa unidade móvel de apoio domiciliário integrado na área da Saúde Mental e tem por objetivo a prestação de apoio domiciliário, permanente ou pontual, a homens e/ou mulheres maiores de 18 anos, portadores de doença psiquiátrica grave de evolução prolongada e elevado grau de dependência e/ou supervisão e/ou incapacidade psicossocial. Destina-se a residentes no concelho de Barcelos, perspetivando a prevenção de reinternamentos nos serviços de saúde mental.

O que conseguimos?

O valor que nos ajudou a juntar foi dividido em duas partes. Uma parte foi entregue à Casa de Saúde S. João de Deus, em Barcelos, que já tem o projeto implementado. Os restantes 50 por cento foi entregue à Casa de Saúde S. João de Deus no Funchal para que o projeto possam também acontecer na Madeira.

Publicações Relacionadas

Posted by admin | 25 Outubro 2017
Portugal está a envelhecer. De acordo com os censos de 2011, 19 por cento da população portuguesa tem mais de 65 anos. Em março de 2017 uma projeção do Instituto…
13 LikesComentários fechados em Academia da Memória chega a Lisboa!
Posted by admin | 18 Outubro 2017
No Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, andámos na rua. Será que o mundo anda bem? O que podemos fazer para ajudar quem sofre de problemas de saúde…
17 LikesComentários fechados em Dia Mundial da Saúde Mental 2017
Posted by admin | 13 Outubro 2017
As férias também servem para pôr a conversa em dia. Neste caso foi sobre Fátima. Já tínhamos informações seguras sobre um conterrâneo que tinha estado em Fátima no dia 13…
10 LikesComentários fechados em Quatro aldeões no milagre do sol em Fátima, 1917